segunda-feira, 14 de abril de 2008

O mundo a seus pés




Aqui fica o meu contributo para um tema que é caro a todos estes bloggers amigos, e também a mim. E afinal a quase todas nós, mulheres. Porque será que os sapatos são tão importantes para as mulheres? Muitas de nós somos Imeldas Marcos em potência, e só não lhe chegamos aos calcanhares (literalmente, no caso) por falta de verba adequada e de espaço nos armários. Problemas que ela, manifestamente, não tinha. Escolhi estas imagens pelo contraste entre si. Mas têm todas um denominador comum: a criatividade, aplicada a esses objectos míticos que trazemos nos pés e nos encantam como nenhuma outra peça de roupa. Gostava de saber se há razões históricas ou sociológicas para este fenómeno. Alguém quer dar uma achega?

17 comments:

CPrice disse...

Não sendo de forma alguma entendida na matéria e preferindo botas (nem pergunte, que não conto quantas tenho) ao sapato de salto fino tipo agulha ou à sandália .. gosto da "estória" que atribui o salto alto actual ao pedestal em que a mulher era colocada nas sociedades e tribos ancestrais.
Queixosas que não se podiam movimentar durante as festividades nas quais os homens as brindavam com demonstrações de agradecimento (maternidade) e respeito, conseguiram ao longo dos tempos que os pedestais dessem origem a pequenos calços de aproximadamente 60cm sobre os quais se conseguiam equilibrar. Deliciosa a justificação hein ? ;)

ana v. disse...

Deliciosa mesmo, Once! Mas só espero que a descida gradual da altura dos pedestais não seja directamente proporcional à gratidão dos homens...
;)

O Réprobo disse...

As duas imagens de cima lembram-me qualquer coisa... O que poderá ser?
Vou tentar dar uma explicação, mesmo que atabalhoada, lá pelas minhas bandas.
Beijinho, Querida Ana

ana v. disse...

Esperemos por ela, então.
Um beijinho

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

também estou a postar os meus pés.

e calcei-os com poesia.:-))

fugidia disse...

Querida AQV
até que enfim!!!
Já desesperava pelo seu post mas, enfim, com uma reclamação: queria fotografias do seu armário que quase Imelda :-D

Tal como a Once in a while, uso sobretudo botas no inverno (tenho bastantes, pronto...) mas com aqueles modelitos de guarda-chuva acho que vou ponderar melhor a coisa...

Beijos :-)

fugidia disse...

P. S.
Esqueci-me de acrescentar que no verão vingo-me: sandálias de tiras e unhas pintadas :-p
(e irrita-me ver pés com gretas ou mal pintados: ugh...)

Por favor, corrija o lapso de escrita do comentário anterior: "armário DE quase Imelda"

Mais um beijo :-)

PSB disse...

Ao que parece, desde sempre o sapato esteve associado como símbolo social, para lá da sua função objectiva, ambas as perspectivas tão bem ilustradas nas 2 primeiras fotografias. A segunda, para além desta ilustração, indicia uma criatividade sem limite, a que o aforismo 'a fome e o frio metem o lobo ao caminho' é tão bem aplicado.
Sempre ouvi dizer que, pelos sapatos, se tira a 'pinta' de um homem/mulher, e lembro-me de um artigo caricatural sobre os sapatos que os nossos políticos de então usavam, publicado num suplemento do ditoso Independente, creio, no seu início. Há um bom par de anos, portanto. As considerações apresentadas eram acompanhadas de fotos dos ditos com realce nos sapatos, com comentários de chorar a rir e que os definiam como uma luva.
Seria curioso este exercício sobre a actual 'classe' destes senhores, que antecipo numa desilusão, isto é, numa confirmação.
Mas, Ana, desengana-te. Não são só as mulheres que se perdem por este acessório. Os homens fazem-no igualmente, quer como símbolo quer como valor estético da sua apresentação.
Beijos

Anónimo disse...

Ana, querida, responderei.
Não que saiba e muito menos que possa... mas tentarei.
Assim que voltar.
Um beijinho.
Meg

ana v. disse...

Júlia, os teus pés SÃO pura poesia!
;) Gostei da resposta lá no teu canto. Vai aumentando o clube dos amantes de sapatos, homens e mulheres.


Fugidia,
pois é, demorei. Fotografias do meu armário de sapatos? Acho que não vou fazer isso, até tenho vergonha da quantidade...
Também uso muito botas no inverno, mas os meus preferidos são mesmo os de salto alto, abertos ou fechados. Não resisto a sapatos de toilette, mesmo que não os use muitas vezes.

Pedro,
Tens toda a razão. Pelo menos no meu caso, a avaliação pelos sapatos é definitiva. E essa dos políticos é boa, embora eu tema que seja uma aferição sem surpresas, na maioria dos casos.

Meggy, o que estás tu a preparar com aquela sugestão da bandeja...? Cá ficamos à espera. E... join the club!

Beijos

Sofia K. disse...

Olha, também me posso juntar ao clube? Também adoro sapatos, sandálias, sabrinas, botas, 'chanatos'... tenho um pouco de tudo! E eu sou de actualidades... é Betty Boop no Inverno, mas espera aí que daqui a nada já ando de Ivete Sangalo. Infelizmente tenho a mesma tara por carteiras... LOL!!!

beijos

ana v. disse...

You're in, Sofs! Vou já arranjar uma palavra no texto para pôr o teu link. Mas vê lá se baixas as andas, por causa do limãozinho/tangerina...
beijos

Sofia K. disse...

Já me juntei lá no Cais! ;)

beijos

Sofia K. disse...

Publicámos ao mesmo tempo!

Acredita que baixo as andas sim! Pelo menos desta vez, tenho um pretexto para comprar mais sapatos!

beijinhos

fugidia disse...

As melhoras, querida AV!
(veja lá se a constipaçãozita não foi de andar com modelitos abertos, à chuva...)
:-D

ana v. disse...

Obrigada, Fugidia. Ná, isto tem mais a ver com alergias do que com sapatos...
:)

tcl disse...

confesso que a minha escolha de sapatos não é famosa e já me aconteceu várias vezes os amigos comentarem a deselegãncia do que ponho nos pés. é que o meu primeiro factor de escolha é sempre o conforto. ou sinto os pezinhos aconchegados lá dentro ou nada feito. sou incapaz de usar saltos de agulha e, mesmo com saltos medianamente altos, se não tiverem uma boa base no tacão, pareço uma pata choca a andar. mas gosto de ver nas outras mulheres e é uma coisa em que geralmente reparo. agora porquê? não sei, mas acho que os pés (e as mãos ainda mais) são sempre motivo de atracção e admiração. talvez por isso os sapatos venham atrás