quinta-feira, 27 de março de 2008

Amigos de talento - I

A inaugurar esta galeria de "Amigos de talento" que hoje começa aqui, um amigo recente mas muito especial: Manecas Costa, um músico com talento para dar e vender. É natural da Guiné-Bissau mas vive em Portugal há nove ou dez anos. Diz-se integrado e feliz por cá, coisa que sabe sempre bem ouvir a alguém que teve que ultrapassar barreiras raciais e adaptar-se a um novo mundo. Mas a música, que lhe está no sangue desde criança, abriu-lhe portas insuspeitadas. Depois de alguns anos de relativo anonimato e de uma primeira gravação, teve um convite da World Music para gravar o seu segundo cd em Londres, com a prestigiada chancela da BBC. Por lá ficou uns meses, actuando em salas históricas e fazendo um sucesso tremendo. Até em casa de Peter Gabriel tocou. Mas nem o facto de ter estado nos tops ingleses, deixando para trás nomes famosos, fez com que perdesse a simplicidade e o sorriso tímido e franco. Maior que a qualidade da sua música, só a sua qualidade humana.
Conheci-o num concerto em prol da Lusofonia (eu fazia parte da organização e era letrista de um dos outros artistas convidados), há cerca de um ano, com músicos de vários países tocando e cantando repertórios trocados entre si. Uma festa bonita, daqueles momentos especiais que só às vezes acontecem em palco. A palavra certa para descrever a sensação que me provocou a actuação do Manecas, nessa noite mágica, é esta: electrizante. Destacava-se entre os consagrados, voz e guitarra sobrepondo-se naturalmente, sem "atropelar" ninguém. Era, simplesmente, o melhor dos melhores. No fim do espectáculo conversámos imenso e alinhavámos, logo ali, parcerias futuras. Mas, como acontece tantas vezes, perdemo-nos de vista logo a seguir e tudo ficou em suspenso. Voltámos a encontrar-nos agora, porque é ele o inspirado guitarrista da canção "O inventor de abraços", uma das que tem letra minha no novo cd do Luís Represas. Tem estado na Galiza a fazer teatro mas vem cá sempre que pode, para estar com a família. Gostei de revê-lo e de saber dos êxitos que tem tido. Porque ele os merece, sem sombra de dúvida.
Aqui fica a canção que lhe ouvi nessa noite da Lusofonia, "Pertu di Bo", e também "O inventor de abraços", uma parceria que afinal fizemos sem saber. Mas outras virão.




4 comments:

O Réprobo disse...

Estava a ver que esta Casa, nomeada para Blogue da Semana no «Corta-Fitas» tinha deixado de dar esmola, quer dizer, postais aos pobres.
Grato pela disponibilização melómana e parabéns, Querida Ana.

ana v. disse...

LOL!
Esmola, Paulo?? Aos pobres??
Migalhas, quer o meu amigo dizer... e aos ricos amigos que me orgulho de ter!
Um beijo

PS: Saudades à família encadernada!

miguel disse...

Estou a ouvir , deliciado, este " Pertu di Bo". Que linda canção, que linda voz tem este Manecas Costa que eu não fazia a mínima ideia que existia; tanta coisa boa que é feita e nós desconhecemos.

E esse "cheirinho" do Represas promete. Linda letra ...

Parabéns , Ana , pelo teu talento e transmite a expressão da minha admiração a esse Manecas, que bem merece ser acarinhado.( depois conto uma a propósito no meu espaço)

E venha o " Observatório" do Pedro ,que, penso, está a tardar. Bem escrito, sempre interessante. E, depois, as minhas "tacadas" até animam. E, garanto, só "bato" em quem gosto!

abraços

Sofia K. disse...

LOL (tu sabes o motivo do meu riso!)

Aninhas, um, dois, três... um de cada vez. Ao fim de tantos dias de ausência, aqui estou de volta, mas já vi que tenho muito para ler!

Boa história a tua com o Manecas, fico à espera das parecerias futuras... prometem!

No Domingo, acordei com o 'tenho saudades de Angola', muito melhor que os hinos ao micro-ondas! Mas parece que lá em casa se ouve o teu blogue, logo de manhã, e com travesseiros quentinhos a acompanhar. E és tu que vives em Sintra! ;)

Um grande beijinho de sorriso enorme