sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Palavras minhas

Pede-me a Leonor Barros que nomeie as 12 palavras de que mais gosto. Difícil tarefa, escolher só 12. Adoro palavras e tenho a veleidade de achar que sou correspondida. Gosto de dizê-las, de escrevê-las, de repeti-las mentalmente, soltas ou em combinações caprichosas que elas próprias tratam de compôr. Dói-me quando as maltratam, como se fossem gente, e alegro-me quando as glorificam. As palavras são um brinquedo eterno e universal, além de absolutamente democrático: todos temos acesso a elas, ao seu mistério, à sua beleza, ao seu peso específico. Com palavras se pode dar vida e com palavras se pode matar. Mesmo os silêncios são feitos de palavras imaginadas, sonhadas, desejadas ou temidas. As palavras dançam à nossa volta durante uma vida inteira, a convidar-nos para o seu baile alucinante. Dancemos com elas.
Vamos às minhas preferidas, então. Não me detive no significado mas talvez na fonética, ou apenas no misterioso eco interior que cada uma delas provoca em mim, sem razão aparente. Aqui estão:
Maresia
Areia
Madrugada
Baía
Luz
Delícia
Cambraia

Ventania
Pele

Silêncio
Voragem
Ilha

Parabéns pela ideia, Leonor. O exercício é estimulante, ao contrário de algumas correntes que andam por aí na blogosfera. E passo o desafio a 12 amigos blogueiros (um por cada palavra preferida): Teresa, Mariav, Capitão-Mor, JuliaML, Pedro Viegas, Jayme Serva, African Queen, RAA, Lord Broken-Pottery, Adelaide Amorim, Sofia e Feitixeira, porque todos eles são gente da palavra. E de palavra.

34 comments:

Pitucha disse...

As tuas palavras podiam ser minhas!
Beijos

jayme disse...

Ana, que delícia! Eu também terei alguma dificuldade, são muitas as palavras que amo. Vou me esforçar.

jayme disse...

afago
ágora
alvura
bulir
emblema
fundura
marulho
miríade
pedrisco
penugem
restinga
tomara-que-caia

Leonor disse...

Obrigada, Ana, também só considerei a sonoridade da palavra. Beijos

Anónimo disse...

Gostei desse MEME! Inteligente.
Parabéns a todos os participantes, e ao idealizador!

Leonor disse...

Estou babada, será que iniciei uma corrente?

Ricardo António Alves disse...

Obrigado, vizinha. Vou ajuntá-las, e depois digo.

Sofia K. disse...

Ai ai... se isso calhasse pela ordem a mim cabia-me a 'voragem'... LOL

Obrigada por te teres lembrado de mim!
Amanhã faço a minha parte!
beijos miúda

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Querida Ana,

Ideia linda! Vou

Mas por enquanto não digas que me viste,por amor dos deuses, eu ainda não cheguei. :-))

beijo

ana v. disse...

Pitucha, digo o mesmo das tuas...

Jayme, obrigada pela resposta pronta. Lindas, as suas palavras. Adoro restinga e penugem, também. E tomara-que-caia, só você mesmo!

Eduardo, obrigada por me ter feito perceber, finalmente, o que é um MEME! Já tinha visto a palavra escrita por aí mas não fazia a menor ideia do que era.

Leonor, já viste? Lol. Parece que fizeste mesmo nascer uma criança chamada MEME. E é bonitinha, quand "meme"... parabéns à mãe babada!

Ricardo, sei que vai arrebanhá-las bem, como sempre. Fico à espera.

Sofia, esquece a ordem. A tua só pode ser a LUZ.

Isto é divertido, gente.
Beijos a todos

ana v. disse...

Júlia, LOL!!
Quando chegares, avisa...
beijinho

dade amorim disse...

Um desafio muito bom de enfrentar, Ana. Ao menos duas de suas palavras são também minhas _ delícia e silêncio, que falam por si. E as outras, bem que poderiam ser também, não tivessem de ser somente doze...
Beijo amigo.

ana v. disse...

Eu sabia que você ia gostar, Adelaide. É uma reflexão engraçada de se fazer, não é?
Um beijo

Lord Broken Pottery disse...

Ana,
Passei por aqui e vi o desafio. Tenho pensado muito nele. Farei um post à respeito.
Beijo grande

MariaV disse...

alquimia
beijo
inebriante
lonjura
maior
maresia
murmúrio
palavra
paisagem
poema
quietude
rumoroso

Aqui ficam 12 das minhas palavras favoritas... Grande ideia, a da Leonor e belo convite o teu, Ana. Vou reflectir sobre elas e fazer um post no meu Vou pelo Sonho.
Beijo

Tangerina disse...

Eu gosto da palavra tangerina...
Um beijinho

ana v. disse...

Mariav,

Murmúrio... como é que eu não me lembrei dessa? E lonjura, e alquimia... lindas! Mas põe a tua lista lá no blog, e passa o desafio a quem quiseres (não é preciso serem 12, claro)
Bjs

Teresa disse...

Se fosses visitante mais antiga da Gota saberias que a minha aversão a estas correntes, ou desafios, ou o que quiserem chamar-lhes é quase lendária (tanto como aos prémios, que nunca aceitei um único, por achá-los sumamente ridículos).

Mas este parece feitinho de encomenda para mim, agradeço-te teres-me incluído, amanhã já te dou réplica.
E sabes que mais? Cada vez reconheço mais sabedoria à célebre frase do nosso velho Voltaire, les beaux esprits se rencontrent. Escolheste palavras que seriam uma primeira escolha minha. A MariaV também. Terei de prescindir delas. Tirando uma única, da qual não posso abdicar: PALAVRA. Desculpa lá, MariaV! :)

Beijos a todos.

P.S. E lá me fazes ter de visitar o blogue da Leonor!!! Não posso ler mais blogues, por amor de Deus!

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

eu já decidi e não vou ler a lista de ninguém, pois não me irá sobrar nenhuma palavras, por este andar.

Vou ter que retornar ao Privilegios mais cedo.

Quanto ao blog da Leonor, estive lá ontem e adormeci com a musica do Paulinho Viola, thanks a lot.

Vale a pena le-la pois ela escreve bem.

ana v. disse...

Teresa, eu também detesto correntes! Salvo raríssimas excepções, não tenho paciência nenhuma. Mas isto é completamente diferente: obriga-nos a uma reflexão divertida e ao mesmo tempo profunda, o que só faz bem aos neurónios. Ou não viesse da cabeça da Leonor (Não conheces o blog dela? Imperdoável. Troca por outro, se não quiseres ler mais blogs, mas não deixes de lê-lo. Vais ficar viciada na escrita deliciosa da LB).
Tinha razão o Voltaire, também acho. Não te passava esta batata quente se não calculasse que ias gostar dela, e se eu própria não a tivesse gostado.

beijos sintónicos

ana v. disse...

Júlia, boa decisão! Voltaste oficialmente, então? Que bom.
Bjs

Anónimo disse...

Ola, Ana...tb gostei, achei interessante... tb detesto corrente, mas nao acho esta seja uma corrente, mas um exercicio, como ja comentaram...Vou colocar no meu blog ..ando te visitando e continuamos cantando sua musica, que eh linda...Ate logo...Hetie

Anónimo disse...

AV,PASSO INSTIGADA PELO BELO ESCRITO DE ADELAIDE AMORIM, ENTRANDO NA SUA BRINCADEIRA. MUITO BOA VISITA PARA COMEÇAR MEU DOMINGO, SENTINDO O SABOR DO OLHAR A "ILHA" DO BALEAL. BOM FEVEREIRO PRA VC!

ana v. disse...

Bem vinda, Ceci, e um bom Fevereiro para vc também.
Tem razão, ler a Adelaide é um prazer mesmo.

ana v. disse...

Hetie,
É só uma brincadeira, mas assim se vão aprendendo algumas palavras novas. Volte sempre.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

já lá estão!

beijo

Capitão-Mor disse...

Hum...não me leves a mal, mas não estou muito virado para a canoagem em correntes... :)

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

dá azar, cortar correntes, Capitão. Se esta encalhar, ficará mudo para sempre.

ana v. disse...

Credo, Júlia! LOL
Ora essa, Capitão! Estamos num país livre. Se não quer entrar na canoa fique em terra, à sua vontade.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

estava a brincar, ele sabe :-)))
risos

African Queen disse...

Grande desafio Ana... andei longe de computadores nos últimos dias, por isso respondo tão tarde mas gostei do exercício, ora vamos lá:

Mar
Luar
Serena
Milonga
Alma
Suspiro
Fantasia
Nocturna
Madrugada
Veludo
Seduzir
Carícia

:) Não usei nenhum critério em especial, foram escolhidas pelo som, pelo significado... mas são de facto palavras que adoro.
Beijinhos e boa semana!

ana v. disse...

AQ,
Boa escolha.
Milonga é uma palavra que dança!
Beijo

GUGA ALAYON disse...

Tb deixo minha dúzia capricorniana-taurina-terra mais relevante:
J
A
N
E
I
R
O
F
E
V
E
R
E
I
R
O
M
A
R
Ç
O
A
B
R
I
L
M
A
I
O
J
U
N
H
O
J
U
L
H
O
A
G
O
S
T
O
S
E
T
E
M
B
R
O
O
U
T
U
B
R
O
N
O
V
E
M
B
R
O
D
E
Z
E
M
B
R
O

abraços

ana v. disse...

Oi, Guga
isto é aquilo a que eu chamo um looooooooooooooongo comentário!
Um beijo para vc e volte sempre (eu sou uma aquariana-taurina).