quarta-feira, 11 de julho de 2007

Cais sem Colunas


Alguém me explica onde foram parar as históricas, maravilhosas colunas de pedra do Cais das Colunas?
É que, com as eternas obras do metropolitano afogado do Terreiro do Paço, muitos lisboetas já se devem ter esquecido da existência delas. E parece-me que a ideia é mesmo essa.
Eu não me esqueci, e quero-as de volta. Mas as originais - que contam tanto da história da cidade como se Lisboa escrevesse um livro de memórias - e não duas cópias baratas, feitas à pressa para disfarçar o desaparecimento.
Tudo acontece neste país de brandos costumes, tão brandos que os responsáveis por este tipo de estranhos acontecimentos nunca são chamados à pedra. Que tristeza.
Nota: Fotografia de Annie Assouline

4 comments:

Lord Broken Pottery disse...

Ana,
Será que algum passarinho comeu as pedras. Temos aqui no Brasil um ditado: passarinho que come pedra, sabe o ... que tem. Acho que serve ao caso.
Beijo

ana v. disse...

perfeitamente! neste caso, parece-me mais que tenha sido um passarão...

Pedro Aniceto disse...

As colunas, desmontadas, estão armazenadas nas instalações do Metro de Lisboa. Durante 2008 serão recolocadas e feito o arranjo da escadaria. Penso, pelo que sei, que será a mesma equipa que fez o brilhante trabalho de reconstrução do Arco que esteve anos desmontado na Praça de Espanha.

ana v. disse...

Pedro, a mim disseram-me (a fonte é de fiar) que as verdadeiras colunas tinham "desaparecido" e iam ser substituídas por outras, para não dar muito nas vistas. Não me admirava, depois de tanto tempo num armazém, que alguém as levasse para fazer um portão de quinta, por exemplo. Infelizmente, essas coisas acontecem por cá com uma frequência inquietante.
Mas vamos ter fé que são as mesmas.