sexta-feira, 21 de março de 2008

Aí vem mais um Código

«Londres, 20 Mar (Lusa) - Quase 700 anos depois da sua dissolução no Concílio de Vienne (França) em 1312, a lendária Ordem dos Cavaleiros Templários ressurgiu das trevas da História de uma forma insólita, com um enigmático anúncio num diário britânico.
Desde aquele concílio, os Templários pareciam ter-se esfumado da face da Terra até terça-feira, quando o diário The Daily Telegraph publicou um grande anúncio com um título chamativo: "A ANTIGA E NOBRE ORDEM DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS".
O aviso, divulgado precisamente quando se cumpriam 694 anos da morte de Jacques de Molay, celebra a decisão que o Vaticano tomou no ano passado de divulgar o denominado "Folio de Chinon", um pergaminho descoberto em 2001 nos Arquivos Secretos do Vaticano.» (...)

(Ler o resto da notícia aqui)

Palpita-me que quem vai tirar partido de tudo isto é o Dan Brown. E também o nosso Rodrigues dos Santos, que já deve estar de malas feitas para os lados de Tomar, à cata de uma versão portuguesa com muito sexo, pelos corredores do Convento de Cristo e do Castelo de Almourol...

10 comments:

Anónimo disse...

Ana querida:
Queria, talvez n�o seja necess�rio, mas mesmo assim queria dizer que fiquei feliz em ser a primeira a comentar o texto abaixo.
E a como�o de que falo corresponde � emo�o e � reflex�o que � efeito puro do texto. Efeito e n�o indu�o.

Bem, s� queria dizer isso, perdoem-me, porque a Ana tem um texto brilhante, jornal�stico, sint�tico e muito objetivo independente daquilo que fala.
(o que o Lord e eu j� falamos e concordamos mais de uma vez)
Conhe�o-a enquanto Poeta, ent�o, n�o a acho sentimental e nem o blog tem cunho sentimental�ide. Falo por mim, claro;-)

J� o putzgrilo, querida, n�o quer dizer absolutamente nada, corresponde ao vosso "Cara�as!"
Express�o digamos para ficar mais mais fino, de �tonnement, surprise, astonishment. Ou para fazer honra ao meu bloguito: flabbergasted;-))
Holy cow! tamb�m cairia bem, hahaH.

J� este post aqui, bem ao teu estilo tem como conseq�ncia, fazer-me rir em rela�o ao Dan Brown (hohoho) e p�e-me a cabe�a
em �gua para saber quem ser� o vosso Rodrigues dos Santos.

Tenho para mim que deve ser
best seller;-)))

beijos, minha linda e Felic�ssima P�scoa.
M.

estrelicia esse disse...

Aplaudo a iniciativa e espero que o Vaticano continue a divulgar documentos que não pertencem exclusivamente à Igreja mas são também, na minha opinião, um património comum europeu.
Feliz Páscoa!

O Réprobo disse...

Querida Ana,
é preciso muita prudência e não conceder a qualquer grupo hermético, mesmo que de recta intenção, a legitimidade da herança, pois maçonarias e outras organizações subversivas várias fizeram, na Europa Continental, da "vingança tenplária" um fundamento genealógico da luta contra Trono e Altar.
A não-intervenção papal não espanta, numa época de luta de várias Coroas por uma autonomia de Poder que não podia afrontar directamente o Primado Pontifício. Os Ingleses também realizaram, por bispo fantoche interposto, a sua vendetta contra Joana D´Arc, impedindo que o recurso dela chegasse ao Papa...
Por cá, não houve dramas e o poderio da Ordem foi gerido proximamente pela Família Real, voltado para o financiamento militar e marítimo, mas não só. E desde D. Manuel I, pelo próprio Rei.
Quanto às ficções qe vampirizam esoterismos sem dimensão, daqui a meia dúzia de anos são vendidas na rua a 50 cêntimos.
Beijinho

samuel disse...

Danou-se!
Mais não sei quantos hectares de floresta destruída para fazer pasta de papel para imprimir livros foleiros.

Abraço

ana v. disse...

Meggy querida, eu não me importo nada que me chamem sentimental... porque o sou mesmo. Mas obrigada pela defesa do meu estilo jornalístico (já fui jornalista, é natural que me tenha ficado o jeito. Perguntei sobre o "putzgrilo" porque acho a maior graça à palavra. Deduzi o significado, mas gostava de saber a origem dessa expressão que vocês tanto usam.

O Rodrigues dos Santos é jornalista de televisão (um bom jornalista, escola da BBC) mas "descobriu" a fórmula do Dan Brown e ultimamente tem escrito alguns livros no mesmo estilo, que se vendem como pãezinhos quentes mas não valem grande coisa, literariamente falando.
Beijinhos

Estrelicia,
Claro que sim, mas resta saber o que é verdadeiro e fiável e o que é pura especulação, que nem sempre corresponde à verdade.
Um beijinho

Paulo, obrigada por um contributo sempre sábio e interessante. Tem razão quanto ao futuro dos autores de esoterismos baratos, mas, até lá... vão ficando ricos à custa dos papalvos.
Um beijo

Samuel,
pois é, quem paga é a floresta...
Um beijo

José Pedro Viegas disse...

Uma brisa que te assola o coração e uma rajada de sol que te encha a alma.
Gosto de te ler.
JP

ana v. disse...

Obrigada, Pedro.
Um beijinho

Dona Betã disse...

O JRS, se passar por lá, dá-lhe uma vontade enorme de ir à casa de banho e zás... lá sai mais um de setecentas páginas. Aposto!!!

Boa Páscoa, amiga.
E a toda a famíla Vidal.

Ricardo António Alves disse...

Boa Páscoa, vizinha!

ana v. disse...

Obrigada, amigos JG e RAA.
Um beijinho