quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Música

Continuo com música. Sempre que tenho que me concentrar, pensar seriamente em alguma coisa ou tomar decisões importantes, é a música que me proporciona o pano de fundo ideal para tudo isso. É uma aliada indispensável, que nunca me falhou.
Não tenho um género específico: a escolha depende do momento, da minha intuição, do assunto que pede reflexão. Toda a música me pode inspirar ou ajudar a encontrar-me. Hoje, não sei porquê, é Puccini que me apetece ouvir. Aqui está o mestre em todo o seu esplendor, ampliado pela belíssima voz de Angela Gheorghiu.

(O mio babbino caro - Madama Butterfly / G. Puccini)

O mio babbino caro, mi piace è bello, bello;

vo'andare in Porta Rossa a comperar l'anello!

Sì, sì, ci voglio andare! E se l'amassi indarno,

andrei sul Ponte Vecchio, ma per buttarmi in Arno!

Adenda: E pronto, cá está ela: a maravilhosa Dame Kiri Te Kanawa, em honra de um novo comentador deste blog. E, assim, já são duas as senhoras que ameaçam atirar-se ao Arno do alto da Ponte Vecchio, se o seu amor não for correspondido. Em Florença, até um suicídio tem outro estilo.

Adenda 2: E vão três. A bela Anna Netrebko junta-se à festa, e de repente descobrimos que Puccini também pode ser muito sensual. Eu não digo que trato muito bem os meus comentadores? Melhor é impossível!

15 comments:

Sofia K. disse...

Numa brisa rápida por estas bandas... perfeito para ouvir ao almoço!!! Pena é que a ementa seja puré de fruta! Mas a música também alimenta, a alma, mas alimenta!

beijinhos

PSB disse...

Ária linda, melancólica, dramática, a convidar a uma boa reflexão e tomadas de decisão. Interpretações fabulosas. A minha preferência vai para a da Kiri Tekanawa, pela limpidez vocal. Assim ela nos ilumine.

João Paulo Cardoso disse...

A música descansa-nos as ideias, mas esta permissa não deve ser levada ao extremo.

No regresso do "Eldorado", a história de Laura Branigan, falecida em 2004 durante o sono; possivelmente sonhava com uma nova canção.

Beijos.

ana v. disse...

É verdade, Sofia, a música alimenta e não engorda. Queres melhor do que isso?
Beijinhos

Olá PSB, bem vindo ao Porta do Vento. Que surpresa!
Engraçado, foi a Kiri Te Kanawa que esteve aqui primeiro, na origem deste post. É uma voz que eu também adoro. Ouvi esta ária em 6 ou 7 versões de sopranos famosas e acabei por escolher a Gheorghiu, que também é óptima e talvez porque é menos conhecida de todos. Que todas elas na sua arte nos iluminem, que bem precisamos.

JP,
Não sejas injusto com a música. Não conheço nenhum caso em que a música tenha morto alguém. Enfim, não mata mas mói, lá isso é verdade. E já lá vou ao Eldorado saber essa história da Laura Branigan.

Ricardo António Alves disse...

Nunca fui muito dado à ópera, mas o Puccini é um dos meus preferidos -- como também o é o outro ali mais abaixo.

ana v. disse...

E dos meus também, vizinho. Magnífico, o Puccini.

PSB disse...

Ana
Agradeço o tributo da Kiri. Claro que também gosto da interpretação da Ângela, e acrescento ainda a da Renée, mas a Kiri, além da limpidez, fá-lo com um ar de facilidade que quase nos faz acreditar que todos poderíamos cantar, assim.

Mad disse...

Olha a menina Kiri!

(para bom entendedor, meia palavra basta.)

ana v. disse...

Os meus comentadores são tratados a pão-de-ló, Pedro. Não quero que lhes falte nada. E os melómanos têm um tratamento especial: se o meu amigo prefere a Kiri, manda-se vir a Kiri! (e sem nenhum sacrifício, porque ela é mesmo a rainha).
Um beijo

Mad, vai dar banho ao cão (ao Fum, mais exactamente)...

miguel disse...

espera lá! Com psb o Baleal parece que está a atacar de novo, aqui no éter! Quer dizer, acho que conheço o psb de qualquer lado.E o homem gosta da Kiri. Pois também eu, que ela não é pedaço que se deite fora!

ana v. disse...

Miguel, o Baleal é sempre bem vindo nesta Porta. O meu Baleal, e o de todos que gostem dele tanto como eu. E como vês, só cá vêm parar balealenses de bom gosto!

Maria Feliz disse...

Ana,
Adorei rever-te ontem! E obrigada pelos livros (eu agradeci? Não? Não me leves a mal... sou loira e um bocado distraída!).

Prometo que entre viagens de combóio, malas de trapilho e muito namoro, vou devorá-los.

Beijos

Capitão-Mor disse...

Bom fim de semana!

PSB disse...

Miguel, Miguel
deixa-te de brejeirices, que a minha 'admiração' pela Kiri é puramente estética, ascética, aséptica e audiométrica. A Senhora tem umas belas cordas vocais, lá isso tem, se era a isso que te querias referir. E claro que me conheces. Foste professor do meu filho Simão, na D.João. Um abraço.

ana v. disse...

Bom, estou a ver que tenho que pôr aqui também a Netrebko para levar ao rubro o entusiasmo dos meus comentadores...
Aí está ela, meus amigos. Duvido que alguém deixasse esta menina atirar-se ao Arno. Que tal agora, Miguel?

Capitão,
Um beijo e bom fim de semana também para ti.

Flora,
Também gostei muito de rever-te, e assim tão feliz até dá gosto!