segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Miss Saudade


A revista on-line alemã "KulturAustausch" promoveu um curioso concurso para eleger a palavra mais bonita do mundo. A votação foi entregue aos leitores, mas desconheço os critérios que presidiram à eleição. A fonética? O significado? Não faço ideia. Mas acho a ideia original e por isso a divulgo aqui.
Yakamoz, uma palavra turca (olá, Istambul!) que significa "o reflexo da lua na água", foi a grande vencedora. Em segundo lugar ficou Hu lu, a palavra chinesa para "ressonar" (?!) e em terceiro Volongoto, que quer dizer "caótico". A nossa Saudade (considerada intraduzível, curiosamente), ao que parece ficou em 6º lugar - uma honrosa classificação, sobretudo se tivermos em conta que cerca de 2.500 pessoas, de 58 países, a escolheram antes de milhões de outras.
Gostei deste concurso de beleza, entre palavras. Parabéns à nossa Miss Saudade.

12 comments:

Anónimo disse...

Obviamente que sou suspeito... eu sei! Mas, daquelas que timidamente espreitam do rectângulo preto que emoldura este post, elejo soufflé... não sei porquê...

ana v. disse...

Pois eu elejo Cafuné, que até rima com o teu soufflé (a palavra que ganhou deve ser souffle, mon cher, e não soufflé...) mas soufflé é ainda melhor, concordo.

Anónimo disse...

Eu sei. Também não lhe descobri o assento. Só pode ter sido gralha tipográfica...

Anónimo disse...

Claro que queria dizer acento...

ana v. disse...

Claro, Ratatouille. Um grande chef domina sempre bem a língua, não é? Não tenho a menor dúvida.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Olá, Ana!

Também li esse artigo e o que achei curioso foi que as palavras mais votadas,todas elas têm no seu sigificado qualquer coisa que tem a ver com luz, luminoso,claridade,etc. Portanto, para mim a que ganhou foi a palavra "luz". Daí eu concluir que eles se guiaram também pelo significado, embora o significante não tenha sido posto de lado. Pessoalmente acho que tem um som horrivel,mas pronto.

Já agora, eu digo aqui a palavra que mais gosto HÁ MAIS TEMPO:

"APRIVOISER"
beijo

ana v. disse...

Júlia,
Aprivoiser é uma palavra bonita, lembra-me a Carmen:

L'amour est un oiseau rebelle
Que nul ne peut aprivoiser,
Et c'est bien en vain qu'on l'appelle,
S'il lui convient de refuser.

Um beijo

estrelicia esse disse...

Se escolhesse uma palavra elegeria Kabul. Acho que é uma palavra com uma sonoridade esquisita, que apetece balbuciar, sacudir, solfejar, Ka......bulllllllllll!Há qualquer coisa de misterioso no intervalo destas duas sílabas que combinam entre si um princípio breve e um tão prolongado fim. Enfim, ando a tentar perceber o que é que me fascina em Kabul.

Sofia K. disse...

Eu gosto de supercalifragilisticexpialidocious! O que é que te parece?

Não gosto de palavras com ão, mas gosto de palavras com ia, como maresia ou Sofia (porque será?)! ;)

Gosto da palavra desejo, porque rima com beijo e adoro beijos... mas gosto mais em alemão - küsse!

Gosto de palavras pequeninas e de melodia doce... como por exemplo... pé ou mel! E também gosto de batata... ainda mais se for doce!

Mas a que eu mais gosto de todas é ratatouille... a sério! Gosto de dizer, de fazer, de comer... (nota: tens de provar a minha nova receita... fui eu que inventei!)

beijinhos, ou melhor, küsse

ana v. disse...

Saborear um ratatouille em Kabul... parece-me uma ideia a aprivoiser, embora um bocadinho perigosa. Um ratatouille talibã, como será? E como se comerá com uma burka vestida?
Nah, fico-me por Paris.
Bisoux

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

"Aprivoiser" tirei-a do principezinho. ..não lembro de encontrar em mais lado algum com essa carga.

beijinho

ana v. disse...

Toda a razão, Júlia.
Mas todas as palavras, no principezinho, têm uma carga e um significado especial. A que melhor retive foi "cativar" (já não sei se ainda se escreve com p, com tanto acordo ortográfico...). Também é uma palavra linda.

Beijinho