sábado, 8 de setembro de 2007

E.un.genio Salvador Dali

Dali se desdibuja

tirita su burbuja al descontar latidos

Dali se decolora

porque esta lavadora no distingue tejidos

el se da cuenta y asustado se lamenta

los genios no deben morir

son mas de ochenta los que curvan tu osamenta

"Eungenio" Salvador Dali.

Bigote rocococo

de donde acaba el genio a donde empieza el loco

mirada deslumbrada

de donde acaba el loco a donde empieza el nada

en tu cabeza se comprime la belleza

como si fuese una olla expres

y es el vapor que va saliendo por la testa

magica luz en Cadaqués.

Si te reencarnas en cosa

hazlo en lapiz o en pincel

y Gala de piel sedosa

que lo haga en lienzo o en papel

si te reencarnas en carne

vuelve a reencarnarte en ti

que andamos justos de genios

"Eungenio" Salvador Dali.

Realista y surrealista

con luz de impresionista y trazo impresionante

delirio colorista

colirio y oculista de ojos delirantes

en tu paleta mezclas misticos ascetas

con baionetas y con tetas

y en tu cerebro Gala Dios y las pesetas

buen catalan anacoreta.

Si te reencarnas en cosa

hazlo en lapiz o en pincel

Y Gala de piel sedosa

que lo haga en lienzo o en papel

si te reencarnas en carne

vuelve a reencarnarte en ti

que andamos justos de genios

queremos que estes aqui

"Eungenio" Salvador Dali.

Nota: Esta canção - E.un.genio Salvador Dali - do grupo espanhol Mecano, é uma bonita homenagem a um pintor que é uma das minhas paixões. Reparem na letra, um poema belo e certeiro. Os Mecano têm outras músicas dedicadas a pintores célebres, que hei-de trazer também a este espaço.

4 comments:

Pedro F. Sanchez disse...

DALI, Salvador. Uma paixão que me acompanha deste que comecei a ter sentido pela arte da pintura. Fui a Figueras com 20 anos de carro, prepositadamente para ver a casa Museu, que recomendo.

Em Portugal sigo a carreira de discípulos da escola Dali que me impressionam tambem pela forma como pintam. Iniciaram as suas vidas artísticas com a criacção de um grupo a que deram o nome de ARTITUDE, dos quais faziam parte Luis Vieira-Batista, meu amigo de infância, Vitor Laje e Magno de Monserrate. Dava gosto vê-los pintar nessa época num atelier conjunto e onde quem quisesse podia visitá-los e aprender com eles. Estes Portugueses continuam pintando e muito bem.

ana v. disse...

Giro, PP. Também eu fui a Figueras, em "peregrinação". E a Pujol, e a Cadaqués, seguindo o rasto de Dali. E sempre que há uma exposição dele, não falho. Acho-o genial. Tens que me apresentar esses teus amigos portugueses.
A demain!

Anónimo disse...

O Miguel Leal já me tinha falado desta canção e deste belo e inteligente poema, mistura nem sempre presente em poesia.
Só agora tive oportunidade de ouvir e gostei muito. Muito.
Ana, ficarei atento a outras musicas dos Mecano aqui neste teu espaço cujo encanto continua a crescer em mim.

ana v. disse...

Obrigada, pelo elogio, Manel.
Os Mecano são bons, sim. Têm sempre boas letras e não só boas músicas, condição sine qua non para eu gostar de uma canção. E hei-de trazer aqui outros bons músicos espanhóis, já que quase ninguém conhece o que se faz por lá. Joaquin Sabina, Presuntos Implicados, Luz Casal, Ana Belén, por exemplo, além do já vosso conhecido "à força" Pedro Guerra.