domingo, 4 de novembro de 2007

Sedução na página 161


Por intermédio da Leonor Barros, do Geração Rasca, passou pela Porta do Vento a tal corrente blogosférica da "pág. 161". Antes de mais, agradeço à Leonor o simpático convite, e adiro à corrente com muito gosto. São estas as regras:
1. Pegue no livro mais próximo, com mais de 161 páginas – implica acaso e não escolha.
2. Abra o livro na página 161.
3. Na referida página procure a 5.ª frase completa.
4. Transcreva na íntegra para o seu blogue a frase encontrada.
5. Passe o desafio a cinco bloggers (por minha conta e risco, aumentei para seis).
No livro que estou agora a ler - Como tornar-se doente mental, de J.L. Pio Abreu - a página 161 é uma das 8 da extensa bibliografia, por isso presumo que não conta. Assim, querendo manter as coisas com algum rigor e isenção, resolvi fazer o seguinte: dirigir-me à estante, apalpando as lombadas sem olhá-las, avaliando-lhes a espessura para excluir automaticamente os livros que não tivessem o número mínimo de páginas. O livro em que peguei, por este método, é uma espécie de "3 em 1": Poemas - As Elegias de Duíno - Sonetos a Orfeu, de Rainer Maria Rilke. Curiosamente, a página 161 é... uma fotografia! Assim, olhei para a página par que lhe correspondia, e lá encontrei a 5a frase completa, que é esta:
"mais sedutores que Frine se seduzem a si próprios"
E pronto, passo o testemunho aos seguintes bloggers:
  1. Juro que tenho mais que fazer, da Madalena
  2. O Eldorado, do JP
  3. Dito Assim, do Jayme Serva
  4. Codornizes, do Pedro Cordeiro
  5. Zoo, do JG
  6. Abencerragem, do Ricardo António Alves

7 comments:

Ricardo António Alves disse...

Ah ah ah, vizinha! Desafio aceite! (Estou a rir-me porque estou a olhar para o livro...)

ana v. disse...

Já lá vou espreitar...

LeonorBarros disse...

Obrigada, Ana :-)

Dona Betã disse...

Já está. Para fugir à vidinha de director de um Zoo, foi um exercício bom. Nem sequer foi necessário seguir o teu expediente; foi mesmo o livro que estou a ler.

Obrigado e bjjj

João Paulo Cardoso disse...

Por essa blogosfera fora já diversas vezes me assumi anti-correntes blogosféricas, assim como ignoro correntes de sms, mms, ps, psd, gnr, psp,peditórios de semáforo, rifas de quermesse e por aí fora.

Ainda assim, e só desta vez, talvez responda ao desafio lá para o fim da semana, sem embargo de continuar a pulular por aí neste e noutos blogs.

Beijos.

ana v. disse...

Estás como eu, JP: correntes só as de ouro, e mesmo assim nem todas. Mas também eu abri uma excepção para esta, que tem piada por envolver leituras aleatórias. E não sejas preguiçoso, vá lá...
Fofora isso, popodes pulular à vonvontade popor aquiqui.

bjs

Mad disse...

Eu já tinha sido acorrentada, mas fiz-me de desentendida. Agora vai ter que ser, tá visto. E como estou, como sempre, a ler uns seis livros ao mesmo tempo, acho que vou usar o método científico do an-do-li-tá...