domingo, 11 de novembro de 2007

Castanhas de S. Martinho


Mesmo com este calor e a 1€ a meia dúzia (inacreditável, não é?) é obrigatório comer castanhas hoje. É uma tradição, e esta, para mim, ainda é o que era. Talvez só porque gosto muito de castanhas assadas. E já que se fala em tradição, aqui ficam alguns ditos populares sobre este petisco de S. Martinho:
• A castanha tem uma manha, vai com quem a apanha.
• Castanha que está no caminho é do vizinho.
• Castanhas do Natal, sabem bem e partem mal.
• Da castanha ao cerejo, mal me vejo.
• No dia de São Martinho, há fogueiras, castanhas e vinho.
• Na família da castanha o pai é pingão, a mãe é raivosa e a filha é amorosa.

7 comments:

jayme disse...

Taí, com ditos tão belos só mesmo por um euro a meia dúzia. Que beleza, Ana. Deu vontade de estar em Portugal.

Sofia K. disse...

Quem lembrou do São Martinho, quem foi?

Pois o melhor mesmo é comprar a 1 euro o quilo e fazer em casa! Foi o que fizemos e vai lá ver ao Cais se não saiu bem?

Beijinhos e bom São Martinho

ana v. disse...

Saiu muito bem mesmo! O cheirinho chegou até aqui...
Bjs ;)

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

eu gosto delas cozidas com erva doce. Sopa de castanhas e "FALACHAS". Pena já não haver falacheiros no Douro, só existe um que eu saiba...

abraço

ana v. disse...

Oh, Júlia, o que me foi lembrar... não sei o que são Falachas (o que são, já agora?), mas sopa de castanhas é dos melhores petiscos que me podem dar!

um beijo, volte sempre

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

A falacha é um petisco do Douro Litoral. A sua confeção está no segredo dos deuses e dos poucos falacheiros que sepre escassearam.. básicamente e a olho nu:
- É castanha em pasta, tem aspecto espalmado de um prato, e a envolver de um lado e doutro duas folhas de plátano. Come-se frita e a acompanhar com carne. Se preferir tb pode juntar-lhe açucar e saboreá-la assim. Sempre foi muito cara, desde que me conheço ,pois sempre escassearam os falacheiros. Na Régua quando eu era menina haviam 3. Agora só há um na estrada que vai para Lamego.


beijinho

ps- estou tonta desono,nem sei se o que escrevi faz sentido

ana v. disse...

Meu Deus, isso deve ser uma delícia!! Sem açucar, prefiro. Faz sentido e deixa água na boca...
Amanhã conta-me mais sobre essa maravilha, tenho que experimentar isso.
Boa noite, bjs