quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Beleza masculina


A propósito das belezas masculinas que têm invadido este e outros blogs, aqui ficam alguns conselhos úteis para os que consideram ter menos atributos. Como vêm, toga e unhas limpas, nariz sem pelos e um cheirinho simpático, e as hipóteses são as mesmas para todos. Mas muita atenção à ferrugem nas fivelas!
"Mas não tenhas gosto em frisar com ferro o teu cabelo, nem rapes, com a aspereza da pedra pomes, as pernas; deixa que façam isso aqueles por quem a mãe Cibeleia é celebrada ao som de cantos ululantes.

Uma beleza desarranjada é o que fica bem aos homens.

A filha de Minos, Teseu a levou, sem ter a cabeça enfeitada com qualquer gancho; Hipólito, Fedra perdeu-se de amores por ele, e ele não era lá muito elegante; paixão de uma deusa foi Adónis, afeiçoado aos bosques.

É a limpeza que deve dar prazer, revele o corpo a pele tisnada no Campo de Marte; esteja a toga apresentável e sem nódoas; não deve usar-se calçado ressequido e não haja ferrugem nas fivelas, nem ande o pé a nadar, desengonçado, em pele largueirona, nem dê mau aspecto a cabelos enrijecidos um corte mal feito; sejam cabelo e barba aparados por mão firme; as unhas não devem dar nas vistas de compridas e devem estar limpas, e no nariz não deve haver qualquer pelo; não saia mau hálito de uma boca malcheirosa, nem atinja o nariz dos outros o fedor do macho e do pai do rebanho.

Quanto ao resto, deixa-o por conta das mulheres dadas ao prazer ou de qualquer homem que tenha o vício de possuir outro homem."
Ovídio, in A arte de amar

5 comments:

Mad disse...

Que nojo! A penúltima recomendação, então, é um must.

ana v. disse...

Recomenda ao Diogo que siga à risca. Ele precisa, coitado. É tão feiote...

Dona Betã disse...

Eu acho uma delícia. Não foi Ovídio que escreveu: "Todo o amante é um soldado: até Cupido tem os seus acampamentos"? O melhor, o maior e o mais sábio, a meu ver, dos poetas latinos da antiguidade.

Sofia K. disse...

Se todos o lessem evitavam-se alguns desconfortos das 'belezas' que se passeiam pela rua!
Mas meninas, este mestre também escreveu: 'Esforçamo-nos sempre para alcançar o proibido e desejamos o que nos é negado'. Enfim,o motivo para andarmos a ver, aqui e ali (devia saber fazer links!), olhos e mais olhos... sempre bonitos...

beijinhos

ana v. disse...

JG e Sofia,

Ambos - com as vossas citações - acabam de provar que Ovídio sabia muito bem o que dizia! E que nem sequer está desactualizado, fora as indumentárias... Sábio, mesmo.