segunda-feira, 25 de junho de 2007

Ericeira


A tua Ericeira teve o condão de lembrar-me a minha (não muito diferente): a casa encostada ao Parque de Sta Marta, onde assisti embasbacada ao primeiro passo do Homem na Lua; o Café do Xico, onde se cozinhavam os namoros de cada Verão; o ringue de patinagem no Parque de Sta Marta, onde se exibiam equilíbrios e piruetas para impressionar os possíveis candidatos, ao som do Calhambeque de Roberto Carlos; o Cinema do meu primeiro filme, "Sete noivas para sete irmãos" (!); os bolinhos de coco da Pinta, comidos quentes e em quantidades tais que enjoei o coco até hoje; o Ouriço, onde dei o meu primeiro beijo; a travessia a nado da praia grande para a praia do sul, que o meu pai fazia e nos arrepiava (os banheiros deixavam-no fazer a proeza, só a ele, porque o sabiam um nadador prodigioso); o Jogo da Bola depois da praia, onde combinávamos programas tão inocentes como nós; os passeios com os amigos até às Furnas, antes de jantar, com um frio de quase inverno e um cheirinho a maresia incomparável... e tantas, tantas outras coisas mais, lembranças de tempos felizes.

Obrigada por me teres trazido à memória essa Ericeira perdida, onde só voltei há 2 ou 3 anos por insondáveis razões. Apesar de tudo, a essência da "nossa" Ericeira ainda lá está. Betão à parte, ainda encontrei a sua magia quase intacta.
Nota 1: Resposta à pergunta de Leonor Barros (Geração Rasca, 21 de Junho) - E a tua Ericeira, como é?
Nota 2: A "minha praia" de sempre não foi a Ericeira, mas o Baleal. Hei-de falar nele aqui também. Acontece que, por circunstâncias que agora não interessa referir, passei na Ericeira alguns verões fulcrais da minha adolescência, como se pode perceber pelas recordações que tenho dessa praia maravilhosa. E no meu coração cabem vários lugares.

6 comments:

LeonorBarros disse...

Fico contente pelas nossas Ericeiras :-)

ana v. disse...

Também eu, Leonor. E foi muito bom lembrar esses tempos.

Mad disse...

Eu lembro-me é das comezainas que, já depois de adulta, fiz lá!!!

Pois é, ao contrário de vocês, manas velhas, a minha "praia" é só o Baleal. E um cheirinho de Sezimbra!

ana v. disse...

É verdade, miúda: faltam-te uns aninhos... ou sobram-me a mim!
bjs

João Paulo Cardoso disse...

Isto fez-me lembrar, com as devidas distâncias, inclusive as geográficas, os meus "Postais Caramelos"...

Beijos.

ana v. disse...

Concordo, JP: com as devidas distâncias, que os seus postais têm mais graça.
bjs