segunda-feira, 30 de abril de 2007

1º Dia - Declaração de princípios



Segundo um antigo provérbio chinês, "a porta mais bem fechada é aquela que pode deixar-se aberta". O que poderia ser traduzido, em português bem popular, por "nada na manga"!
É asim que eu gostaria que fosse este espaço: um forum de ideias com inteira liberdade de expressão e muita participação. Este blog é um desafio completamente novo para mim. Uma porta que se abre, para o nada ainda, com tudo o que isso implica de novidade e expectativa. Por isso lhe chamei "Porta do vento". O que será que o vento me trará de volta?
Não há temas proibidos (ao escrever isto assalta-me a tentação de abrir uma excepção para o futebol, mas afinal o futebol pode levar a interessantes considerações filosóficas. Sendo assim, ressalvo apenas que, do futebol, ficam excluídas as questões técnicas).

Não há, repito, temas proibidos. Mas há os preferidos: literatura (com muita poesia), música, artes de palco e écran, gastronomia e viagens.
Há muito tempo já que fiz da escrita o meu modo de vida. As palavras são uma paixão, um mistério e um eterno jogo, tal como um caleidoscópio cujas combinações de imagens nunca se esgotam e nos conseguem arrancar sempre um "ah!" de surpresa maravilhada.
Lançar-vos-ei palavras por esta Porta, livres, eternas e efémeras como o próprio vento. Umas vezes em tom de provocação, outras de desabafo, outras ainda por pura necessidade de partilha. Só vos peço que me respondam, que me soprem também outras palavras, para assim se completar o círculo e se cumprir o destino deste blog.